A modalidade e seu tratamento no ensino de língua
Palavras-chave:
Modalidade, ensino de língua,Resumo
Nos últimos quatro anos tenho me dedicadoao estudo de modalidade no âmbito mais amplo de um projeto sobre a língua falada e a língua escrita. Desde o início do projeto foi observado que, embora a modalidade seja um fenômeno bastante comum tanto na fala quanto na escrita, é pouco estudada por lingüistas e quase que ignorada por gramáticos da língua portuguesa. Não há, portanto, de admirar a ausênciado tratamento da questão da modalidade no ensino, de todos os níveis. Meu objetivo, neste trabalho, será mostrar que a inclusão de, pelo menos, algumas noções básicas sobre a modalidade no ensino pode contribuir para a formação de bons e críticos usuários da língua portuguesa. Primeiro, será apresentada uma breve discussão sobre modalidade. Em seguida, será mostrado o tratamento dado ao assunto pelas gramáticas de referência e nos manuais de ensino. Finalmente, algumas sugestões para um tratamentoda modalidade no ensino serão oferecidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-02-2016
Como Citar
HOFFNAGEL, J. C. A modalidade e seu tratamento no ensino de língua. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52–55, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9278. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.