Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica

Autores

  • Maria Cecília Mollica

Resumo

Neste texto, tenho como objetivo expor osavanços que venho fazendo nos meus estudosaplicados. Após a publicação do livro Influência dafala na alfabetização, em Mollica, 1998, tenhoinsistido na direção de uma preocupação de pesquisaque tenha função social clara, resultante dos meusestudos voltados todos esses anos para os fenômenosvariáveis na fala. A direção aplicada da minha pesquisavisa procurar caminhos viáveis para promover umatransposição das descrições variacionistas para aprática pedagógica, tanto na perspectiva do trabalhodo professor quanto na do aluno. Na publicaçãoreferida, eu indico alguns princípios para se trabalharna escola a variação, bem como as estratégiaspedagógicas concretas para algumas regras fonológicasque afetam o processo de apropriação daescrita. Continuo a testar outras regras variáveis jáestudadas para a fala, com a finalidade de construir,numa etapa final mais a longo prazo, materialinstrucional, que incorpore orientações concretas efactíveis para se lidar pedagogicamente com avariação.Metodologicamente, tenho aplicado testes emdiversas séries (especialmente as de nívelfundamental) com outras regras variáveis, verificandoo grau de acerto no que se refere ao uso das variantesstandard primeiramente na língua escrita. Nestetexto, exponho tão somente parte dos resultadosrealizados quanto à concordância nominal.

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Publicado

17-02-2016

Como Citar

MOLLICA, M. C. Variação na fala e na escrita e sua aplicação pedagógica. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 65–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9282. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos