O parelelismo dentro dos processos discursivos e gramaticais na fala e na escrita
Palavras-chave:
Parelelismo, processos discursivos, gramatica na fala, gramatica na escrita.Resumo
O propósito deste trabalho é expor um percursoreflexivo em torno de um tema: o paralelismo,um procedimento discursivo que pode repercutir nosprocessos lingüísticos de gramaticalização. Partindode uma concepção de linguagem como atividadesocial, como uma forma de ação verbal, e com basenos pressupostos que permitem uma reflexão voltadapara uma consciência lingüística crítica, buscarse-á mostrar que existe um sistema de paralelismopatente no desempenho lingüístico dos jovens, quedeve ser examinado dentro de contextos escolares,não em termos de uma gramática a priori (comoum conjunto de regras lógica e mentalmente pressupostas)mas, sim, em termos do que se vem enfocandocomo gramaticalização. O termo gramaticalizaçãocoaduna-se, aqui, com um enfoque de formase estruturas que emergem do uso. De acordo comHopper & Traugott (1993:2), a gramaticalização podeser vista primariamente, numa perspectiva sincrônica,como um fenômeno sintático, pragmático-discursivoa ser estudado a partir dos padrões fluentes (espontâneos)da língua em uso. É nesse âmbito que serãodiscutidos os casos de paralelismo identificados emnarrativas de adolescentes. Antes, porém, faz-se necessárionão só caracterizar o que vem a serparalelismo como também destacar alguns aspectosque lhes são pertinentesDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-02-2016
Como Citar
GARCIA DA SILVA, D. E. O parelelismo dentro dos processos discursivos e gramaticais na fala e na escrita. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 69–75, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9283. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.