Educação e vida sociocultural em Teresina numa dimensão sociolinguística: a língua nos processos interacionais na escola e na sociedade - projeto língua, escola e sociedade (LES)

Autores

  • Catarina de Sena S. M da Costa
  • Maria Anecy Calland M. Serra
  • Iveuta de Abreu Lopes
  • Josenildes Maria B. Lima
  • Maria da Glória S. B. Lima

Resumo

O Projeto LES é um projeto integrado emSociolingüística Educacional constituído de 5subprojetos que partilham a mesma justificativa e seguemprocedimentos metodológicos afins. Essessubprojetos têm os seguintes temas: a Escrita, a Leitura,a Oralidade, Interação face a face, Formação doProfessor e Integração escola versus comunidade.O projeto, então, caracteriza-se por sua preocupaçãocom problemas de ensino de língua, principalmentenas atividades de oralidade, escrita, leiturae interação lingüística, que são problemas responsáveispelo fracasso escolar. Considera-se fracasso umfenômeno social na medida em que é afeto a um dadogrupo social; logo sua investigação terá que ser necessariamentede natureza social. Fracasso apenas demodo específico se vincula a um certo desempenhode membros de um determinado grupo em situaçãoformal de ensino, portanto, resulta de dificuldadesque esses membros apresentam relativamente ao processode ensino-aprendizagem, sendo que na escola,tais dificuldades manifestam-se principalmente noensino-aprendizagem da leitura, da escrita e oralidadehabilidades e atividades básicas para o desenvolvimentodas demais atividades formais de ensino emtodas as áreas de cognição que ali se desenvolvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

18-02-2016

Como Citar

DA COSTA, C. de S. S. M.; SERRA, M. A. C. M.; LOPES, I. de A.; LIMA, J. M. B.; LIMA, M. da G. S. B. Educação e vida sociocultural em Teresina numa dimensão sociolinguística: a língua nos processos interacionais na escola e na sociedade - projeto língua, escola e sociedade (LES). Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 83–90, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9286. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos