A seleção lexical em mulheres de Atenas
Resumo
Analisamos, neste artigo, a conhecida composiçãode Chico Buarque de Holanda e Augusto Boal,intitulada Mulheres de Atenas. Valemo-nos, para taldesiderato, do arcabouço teórico de RomanJakobson, especificamente do quadro de funções dalinguagem que o mesmo apresenta. Interessa-nos deperto a função poética da linguagem, tal como caracterizadapelo lingüista russo.Tendo Jakobson como eixo de nossa análise,estribamo-nos ancilarmente nas seguintes contribuições:a) de Jean Cohen, no que respeita ao enfoque do mesmosobre a rima;b) de Edward Lopes, no que se refere a reinterpretaçãoda função poética como subfunçãometalingüística;c) de Samuel Levin, no concerne à noção deacoplamento.A seguir, explanaremos as formulações teóricassupracitadas, com a finalidade de facilitar a análisesubseqüente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18-02-2016
Como Citar
DUARTE, P. M. T. A seleção lexical em mulheres de Atenas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 91–95, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9287. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.