Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos

Autores

  • Nadja da Costa Moreira

Palavras-chave:

Ortografia, estratégias, crianças e adultos

Resumo

Dentre as várias fontes de informação a querecorremos ao ortografar são comumente citadas afonológica, a ortográfica, a de informação específicada palavra (Dreyer, Luke e Melican, 1995). Recorrendoà fonte fonológica destinamos grafemas aosfonemas detectados na pronúncia da palavra, o queexige habilidade de segmentação fonêmica, habilidadeconsiderada de desenvolvimento precoce. Recorrendoà informação ortográfica selecionamos osgrafemas de acordo com o nosso conhecimento dasregularidades e dos padrões gráficos, prescritos pelasconvenções e restrições de um sistema ortográficoparticular. Recorrendo à informação específicada palavra, selecionamos, dentre grafemas alternativos,aqueles não previsíveis quer pela informaçãofonológica, quer pela ortográfica, mas legitimadospela ortografia para a escrita da palavra.Em uma pesquisa transversal-longitudinal queestamos desenvolvendo sobre a aquisição ortográfica(558 textos de crianças de 1a a 4a série, de escolaspúblicas e particulares, do Ceará e Paraná), encontramosevidência de ser a informação específica dapalavra a fonte predominantemente recorrida. A informaçãoda imagem ortográfica de palavras ou departes de palavras armazenadas na memória pareceser o fator determinante na detecção e retenção deseqüências fônicas. Do mesmo modo, quando escrevemos,essa informação é que parece predominarsobre as considerações para com as restrições e convençõesdo sistema ortográfico.

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Publicado

18-02-2016

Como Citar

MOREIRA, N. da C. Ortografia: estratégias verificadas em crianças e adultos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 102–107, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9289. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos