As relações de poder na interação professor/alunos, em contextos universitários- uma amostragem

Autores

  • Maria Francisca Oliveira Santos

Palavras-chave:

Relações de poder, interação professor/alunos, universitários, amostragem

Resumo

Este trabalho investiga as marcas lingüísticasde poder na relação professor/aluno, em contextouniversitário de sala de aula, pelo fato de ser esse oespaço em que professor e alunos trabalham na construçãodo sentido discursivo, segundo a prática deum comportamento pedagógico, que deveria ser voltadopara o aluno como centro das atividades acadêmicas,bem como para a sua socialização por meiodas atividades de grupo. A pesquisa utilizou-se de umcorpus constituído de gravações e transcrições dequatro aulas geminadas, abrangendo as áreas de letras,saúde, ciências sociais e tecnologia. A análisequalitativa dos dados fundamenta-se numa abordagemde caráter discursivo-interativo, que considera o discursocomo o espaço de negociação do sentido e daconstrução e constituição dos sujeitos que se propõemessa negociação, já que são influenciados pelasdeterminações sociais. Com base nessas considerações,foram analisados, graças à freqüenteocorrência nas aulas gravadas, os operadores modais,o silêncio à resposta do aluno, as repetições, a duraçãodo turno do professor etc., que são identificadoscomo marcas que fortificam o poder na díade professor/aluno em momentos específicos das aulasgravadas. Apesar de o professor saber que a sala deaula é um lugar de atividades interativas, verificouseque a interatividade prescrita nos modernos manuaisde didática não ocorre efetivamente na sala deaula, por motivos relacionados à formação acadêmicadesse professor e à do próprio aluno. Além disso,o contexto acadêmico já se configura como um espaçode hierarquização, contribuindo, assim, para queo professor reproduza a prática do ensino autoritário.A análise minuciosa das marcas lingüísticas evidenciouque o uso dessas marcas no discurso de salade aula indica a predominância do poder do professornas situações analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-02-2016

Como Citar

SANTOS, M. F. O. As relações de poder na interação professor/alunos, em contextos universitários- uma amostragem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 117–124, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9291. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos