O jeca nacional: múltiplos olhares do interdiscurso
Palavras-chave:
Discurso, interpretação, ensino, interdisciplinaridadeResumo
A história da leitura no mundo ocidental foiconstruída ao longo de um demorado processo históricoem que os homens acostumaram-se com uma novaforma de pensar e transmitir o conhecimento(Manguel, 1997; Chartier, 1998). Com a vinculaçãoda leitura à instituição escolar, ela transformou-se emuma atividade social e a sociedade passou a entendêlacomo signo de prestígio, de distinção entre os letradose os iletrados. Do mesmo modo, a escola, espaçode institucionalização da leitura, tornou-se uma instânciade julgamento e valoração de textos. Desde suaorigem, a instituição escolar dita, subrepticiamente,qual deve ser o gosto do leitor através da seleção demateriais que considera “positivos” e da expulsãodaqueles considerados “negativos”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-02-2016
Como Citar
GREGOLIN, M. do R. V. O jeca nacional: múltiplos olhares do interdiscurso. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9308. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.