A a modalidade no discurso de sala de aula, em contexto universitário

Autores

  • Maria Francisca Oliveira Santos

Palavras-chave:

interação, modalidade, discurso de sala de aula, relações de poder.

Resumo

Este trabalho mostra que há uma forte tendênciapara o domínio das modalidades epistêmica edeôntica, como marcas de poder, no discurso de salade aula, em contexto universitário. Isso pode indicarque, nesse tipo de discurso, há interesses dos interlocutores(professor/alunos), voltados para a efetivaçãodo saber e da ordem, assim explicados: professore alunos posicionam-se frente aos enunciadosproduzidos, segundo as ordens discursivas, para anegociação do sentido desses enunciados em sala deaula. Esse tipo de discurso é colocado entre asinterações consideradas assimétricas (um interlocutortem mais poder do que o outro na interação), justificandoa investigação de marcas lingüísticas que possamfornecer pistas de poder implícito, considerando-se as duas modalidades de apresentaçãodiscursiva: a monológica, denominação apenas estrutural,porque o professor domina a palavra, estandosua voz juntamente com outras vozes de poder,e a dialógiaa, em que a díade perguntas/respostas éconstante entre os participantes do processointerlocutivo. A pesquisa utilizou-se de um corpusconstituído de gravações e transcrições de quatroaulas geminadas, abrangendo as áreas de letras, saúde,ciências sociais e tecnologia. Trata-se de umaanálise qualitativa, baseada numa abordagem decaráter discursivo-interativo.

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Publicado

22-02-2016

Como Citar

SANTOS, M. F. O. A a modalidade no discurso de sala de aula, em contexto universitário. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9320. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos