A vogal média pretônica <o> nas capitais da região norte do Brasil
Palavras-chave:
Vogais médias, Sociolinguística Quantitativa, ALiB.Resumo
O presente artigo tem por objetivo descrever o comportamento da vogal médiapretônica posterior <o> com base no falar de informantes de seis capitais da região Norte doBrasil (Belém-PA, Manaus-AM, Rio Branco-AC, Macapá-AP, Porto Velho-RR e Boa Vista-RO).Foram usados dados dos questionários fonético-fonológico (QFF) e semântico-lexical (QSL),instrumentos de coleta dos dados do Atlas Linguístico do Brasil (ALIB). Os dados foramtranscritos a partir do uso do Transcriber e, em seguida, processados por meio do uso do programade regra variável Varbrul que forneceu os pesos relativos úteis para a análise e reflexão linguísticavariacionista. Os grupos de fatores instituidos para a descrição e análise linguística docomportamento das médias pretônicas posteriores foram os seguintes: natureza da vogal tônica,distância entre a vogal tônica e pretônica, segmento do onset da pretônica, segmento do onset dasílaba seguinte, sexo, escolaridade, faixa etária e procedência. A pesquisa se justifica pelaimportância de se descrever a variedade do português brasileiro falado na Amazônia brasileira epor contribuir para descrição linguística do português brasileiro (PB).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03-03-2016
Como Citar
DIAS, M. P.; DE OLIVEIRA, M. B. A vogal média pretônica <o> nas capitais da região norte do Brasil. Revista do GELNE, [S. l.], v. 13, n. 1/2, p. 1–13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9336. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.