O Piauí é aqui: a construção de imagens e os efeitos patêmicos em editoriais do jornal meio norte
Palavras-chave:
Discurso, Retórica, Argumentação, Mídia.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias argumentativas utilizadas na construção de discursos veiculados pelo Jornal Meio Norte, noticiário de circulação diária em todo o estado do Piauí, através de dois editoriais publicados nos anos de 2008 e 2009. Partindo do princípio da Retórica de Aristóteles (1998), passando pela Nova Retórica de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005) até chegar a teóricos contemporâneos como Amossy (2005), Plantin (2005), Maingueneau (2005, 2008) e Charaudeau (2007, 2010), são analisadas as principais construções discursivas que visam a persuadir ou convencer os leitores acerca da verdade que os jornalistas desejam passar, isto é, a ideia sobre a qual o orador deseja que seu auditório reflita e acolha. A análise revela a existência de diversas estratégias argumentativas tais como: os lugares de quantidade, o argumento de comparação, a inclusão da parte no todo, o exemplo, a refutação por antecipação, etc.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03-03-2016
Como Citar
DE MOURA, J. B. envindo. O Piauí é aqui: a construção de imagens e os efeitos patêmicos em editoriais do jornal meio norte. Revista do GELNE, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 54–66, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9353. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.