Comportamento variável da aquisição da coda medial por aprendizes de inglês como L2
Palavras-chave:
Epêntese vocálica medial, aquisição de L2, variaçãolinguística.Resumo
O presente artigo busca investigar a ocorrência da epêntese vocálica medial naprodução de inglês como L2 (object > ob[i]ject). Este fenômeno fonológico temsido atestado em vários trabalhos que dão conta de explicar sua aplicação emL2 (CARDOSO, 2005; PEREYRON, 2008; SCHNEIDER, 2009; LUCENA& ALVES, 2009; 2010), cujos resultados originaram as hipóteses lançadaspara cada variável controlada em nossa análise. Para tanto, utilizamos umametodologia sociolinguisticamente orientada (LABOV, 1975; LABOV et al.,2006 [1968] e 2008 [1972]), a qual contou com a produção de 18 aprendizesda Paraíba que foram submetidos à leituras de frases e textos em inglês. Osdados de produção foram gravados e as ocorrências do fenômeno foramquantificadas, sendo, em seguida, codificadas para receber um tratamentoestatístico pelo programa GoldVarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE &SMITH, 2005). Os resultados das análises estatísticas mostraram que, de formageral, o fenômeno da epêntese vocálica exibiu baixos índices de aplicaçãodo fenômeno. A partir dos resultados obtidos, constatamos que as variáveisselecionadas como relevantes para a ocorrência do fenômeno foram proficiênciana língua, contexto fonológico seguinte e contexto fonológico precedente.Downloads
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Publicado
09-03-2016
Como Citar
DE LIMA, L. A. S.; DE LUCENA, R. M. Comportamento variável da aquisição da coda medial por aprendizes de inglês como L2. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 17–34, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9381. Acesso em: 9 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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