O advérbio AGORA em processo de gramaticalização: é preciso ensinar que/ como/por que a língua muda

Autores

  • Camilo Rosa Silva
  • Maria José de Oliveira

Palavras-chave:

gramática, ensino, oralidade

Resumo

A gramática tradicional, por ser conservadora e visar à imposição de uma normajá estabelecida, não considera a natureza fluida dos padrões gramaticais. Nestetrabalho, tomamos como elemento de análise a presença do elemento linguísticoagora em amostras de língua oral (corpus D&G – Natal-RN – FURTADO DACUNHA, 1998), para demonstrar como o item tem evoluído de uma funçãodêitica para outra conectiva. O objetivo básico é evidenciar o caráter emergentedas funções gramaticais flagrado nesse dinamismo para suscitar, na perspectivada linguística funcional (HOPPER; TRAUGOTT, 1993; GIVON, 1995), umadiscussão sobre a viabilidade de um ensino de gramática que invista em análisede dados da oralidade para buscar uma prática pedagógica mais reflexiva noensino-aprendizagem do português.

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Publicado

09-03-2016

Como Citar

SILVA, C. R.; DE OLIVEIRA, M. J. O advérbio AGORA em processo de gramaticalização: é preciso ensinar que/ como/por que a língua muda. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 57–76, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9383. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos