O advérbio AGORA em processo de gramaticalização: é preciso ensinar que/ como/por que a língua muda
Palavras-chave:
gramática, ensino, oralidadeResumo
A gramática tradicional, por ser conservadora e visar à imposição de uma normajá estabelecida, não considera a natureza fluida dos padrões gramaticais. Nestetrabalho, tomamos como elemento de análise a presença do elemento linguísticoagora em amostras de língua oral (corpus D&G – Natal-RN – FURTADO DACUNHA, 1998), para demonstrar como o item tem evoluído de uma funçãodêitica para outra conectiva. O objetivo básico é evidenciar o caráter emergentedas funções gramaticais flagrado nesse dinamismo para suscitar, na perspectivada linguística funcional (HOPPER; TRAUGOTT, 1993; GIVON, 1995), umadiscussão sobre a viabilidade de um ensino de gramática que invista em análisede dados da oralidade para buscar uma prática pedagógica mais reflexiva noensino-aprendizagem do português.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-03-2016
Como Citar
SILVA, C. R.; DE OLIVEIRA, M. J. O advérbio AGORA em processo de gramaticalização: é preciso ensinar que/ como/por que a língua muda. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 57–76, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9383. Acesso em: 9 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.