O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa

Autores

  • Cristina Felipeto

Palavras-chave:

rasuras, escritura colaborativa, interação.

Resumo

Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciadas rasuras quando duas alunas recém alfabetizadas combinam e escrevemcolaborativamente um único texto. Foram analisadas seis histórias inventadasescritas por uma dupla de alunas durante o período de dois anos, sendo queo intervalo entre uma e outra história foi de aproximadamente três meses. Asanálises indicam que a porcentagem das rasuras incidentes sobre aspectos deordem semântica é muito superior àquelas que se observa em outros níveis,como o gráfico e o ortográfico por exemplo, apesar de estes aspectos seremfrequentemente visados pelos alunos neste período escolar (1º e 2º anos doensino fundamental). O que parece justificar, então, uma maior incidência dasrasuras de ordem semântica é o fato de estas alunas estarem em situação deescritura colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-03-2016

Como Citar

FELIPETO, C. O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 99–116, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos