Publicidade e sociedade: um diálogo em duas épocas

Autores

  • Glaucia Muniz Proença Lara

Palavras-chave:

publicidade, ideologia, transgressão de gêneros, paródia.

Resumo

Considerando o estreito diálogo que se instaura entre a sociedade e apublicidade, nosso objetivo, no presente trabalho, é analisar, à luz de algumascategorias da Semiótica Francesa dita standard, anúncios de produtos (alimentose eletrodomésticos) veiculados atualmente e na década de 1960, de modo aapreender os aspectos linguístico-discursivos que marcam os textos de umaépoca e de outra – separadas por um lapso de meio século – e o que eles noscontam da ideologia vigente em cada uma delas. Pretendemos ainda, no que dizrespeito aos textos atuais, examinar fenômenos como a transgressão de gênerose a paródia, que, a nosso ver, constituem recursos mais recentes do domíniopublicitário para chamar a atenção de um consumidor cada vez mais exigente eglobalizado. Para tanto, utilizaremos as noções de rotina e acontecimento, oriundasda Semiótica Tensiva, fazendo-as dialogar com as concepções de M. Bakhtin.

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Publicado

10-03-2016

Como Citar

LARA, G. M. P. Publicidade e sociedade: um diálogo em duas épocas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 131–152, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9387. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos