Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
Palavras-chave:
análise do discurso, prática discursiva, trabalho docente, Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.Resumo
Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A esse respeito, pergunto: que imagem discursiva é possível depreender das tarefas atribuídas ao professor nas metas e as estratégias de poder instauradas pelo PDE? Como quadro teórico, recorremos à noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997), segundo a qual a produção de textos é simultânea à produção de uma comunidade de sustentação desses textos.Downloads
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Publicado
10-03-2016
Como Citar
DEUSDARÁ, B. Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 267–292, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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