Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial

Autores

  • Bruno Deusdará

Palavras-chave:

análise do discurso, prática discursiva, trabalho docente, Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.

Resumo

Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A esse respeito, pergunto: que imagem discursiva é possível depreender das tarefas atribuídas ao professor nas metas e as estratégias de poder instauradas pelo PDE? Como quadro teórico, recorremos à noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997), segundo a qual a produção de textos é simultânea à produção de uma comunidade de sustentação desses textos.

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Publicado

10-03-2016

Como Citar

DEUSDARÁ, B. Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 267–292, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos