Emergência e regularização de usos em categorias verbais do português: gradações de modalidade nos valores condicional, iminencial e habitual no domínio do passado imperfectivo

Autores

  • Raquel Meister Ko. Freitag
  • Andréia Silva Araujo
  • Eccia Alécia Barreto

Palavras-chave:

Modalidade, Tempo verbal, Gradualidade.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma proposta de controle da modalidadeem categorias verbais, baseada em três funções semântico-discursivas dodomínio do passado imperfectivo em português: a condicionalidade, aiminencialidade e a habitualidade. Os graus de modalidade contemplam contextos que vão desde o [- irrealis] – que corresponde ao grau máximo deassertividade, recobrindo, principalmente, contextos de habitualidade – ao [+irrealis] – que corresponde ao grau máximo de não assertividade, estando maispara o âmbito da condicionalidade e da iminencialidade. Basicamente as mesmasformas podem atuar em todas as funções. A trajetória da expansão/sobreposiçãode funções é: habitualidade >> iminencialidade >> condicionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-03-2016

Como Citar

FREITAG, R. M. K.; ARAUJO, A. S.; BARRETO, E. A. Emergência e regularização de usos em categorias verbais do português: gradações de modalidade nos valores condicional, iminencial e habitual no domínio do passado imperfectivo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 15, n. 1/2, p. 103–126, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9412. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos