A sustentabilidade como ideologia: estratégias persuasivas no discursivo publicitário e seus efeitos

Autores

  • Lucrécio Araújo de Sá Júnior

Palavras-chave:

propaganda, mídia, ideologia, discurso.

Resumo

A propaganda é ideológica ampla e globalmente. Sua função é a de formar amaior parte das idéias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo oseu comportamento social. A mídia procura envolver as massas na consecuçãode determinados objetivos e realização de certos interesses. Garcia completa,“inúmeras vezes a propaganda foi totalmente utilizada não apenas para divulgaralguns idéias e princípios, mas para incutir toda uma visão do mundo e suahistória”. Este estudo visa enfocar que cada vez mais o discurso publicitário seapropria do termo “sustentabilidade” para persuadir os receptores. Diante daimpossibilidade de ocultar o quanto as ações mercadológicas industriais estãoprejudicando o meio ambiente, as empresas se instituem “preocupadas” comas questões ambientais.

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Publicado

16-03-2016

Como Citar

JÚNIOR, L. A. de S. A sustentabilidade como ideologia: estratégias persuasivas no discursivo publicitário e seus efeitos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 15, n. 1/2, p. 285–302, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9420. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos