Interdisciplinaridade e livro didático: interfaces (im)possíveis?
Keywords:
Interdisciplinaridade. Livro didático. Ensino.Abstract
No sistema educacional brasileiro, assim como os currículos escolares,
os livros didáticos são organizados por disciplinas. Essa estrutura resulta
de um pensamento tradicional positivista, que engessa as práticas de
ensino. Com as exigências do Ensino Médio, que está voltado para a
aquisição de habilidades e competências para a inserção plena do aluno
no mundo social e do trabalho, um ensino significativo precisa orientar
as práticas docentes. Esse pressuposto orientou este artigo que visa à
análise do livro didático de Língua Portuguesa utilizado nas Escolas da
cidade de Imperatriz/MA a partir da perspectiva da interdisciplinaridade.
Analisando os conceitos de interdisciplinaridade à luz dos documentos
oficiais (PCN, PCNEM, DCNEM e PNLD), de estudiosos do assunto
e da concepção de alguns professores, buscou-se (re)pensar o paradigma
no qual o material didático está inserido e, assim, apontar caminhos para uma prática docente de integração do conhecimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.