Interdisciplinaridade e livro didático: interfaces (im)possíveis?

Autores/as

  • Márcia Suany Dias Cavalcante Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Karylleila dos Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins

Palabras clave:

Interdisciplinaridade. Livro didático. Ensino.

Resumen

No sistema educacional brasileiro, assim como os currículos escolares,
os livros didáticos são organizados por disciplinas. Essa estrutura resulta
de um pensamento tradicional positivista, que engessa as práticas de
ensino. Com as exigências do Ensino Médio, que está voltado para a
aquisição de habilidades e competências para a inserção plena do aluno
no mundo social e do trabalho, um ensino significativo precisa orientar
as práticas docentes. Esse pressuposto orientou este artigo que visa à
análise do livro didático de Língua Portuguesa utilizado nas Escolas da
cidade de Imperatriz/MA a partir da perspectiva da interdisciplinaridade.
Analisando os conceitos de interdisciplinaridade à luz dos documentos
oficiais (PCN, PCNEM, DCNEM e PNLD), de estudiosos do assunto
e da concepção de alguns professores, buscou-se (re)pensar o paradigma
no qual o material didático está inserido e, assim, apontar caminhos para uma prática docente de integração do conhecimento.

 

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Publicado

13-09-2016

Cómo citar

CAVALCANTE, M. S. D.; DE PINHO, M. J.; ANDRADE, K. dos S. Interdisciplinaridade e livro didático: interfaces (im)possíveis?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 17, n. 1/2, p. 213–234, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10189. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos