Análise dinâmica da aquisição das oclusivas do inglês por alunos brasileiros em diferentes idades

Autores/as

  • Ronaldo Lima Jr Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

aquisição fonológica, inglês, VOT, sistemas complexos dinâmicos.

Resumen

O objetivo principal desta pesquisa foi investigar a influência que a idade
no início da aquisição pode ter na aquisição da aspiração das oclusivas em
início de sílaba tônica (medida pelo Voice Onset Time – VOT) do inglês
por aprendizes brasileiros. Medições acústicas da duração do VOT de 30
aprendizes que começaram a estudar inglês-L2 em diferentes idades e de
10 falantes nativos de inglês foram utilizadas em análises estatísticas e
análises individuais. Os resultados mostram uma tendência de correlação
negativa entre a idade no início da aquisição e a acuidade na produção do
VOT. A análise individual enfatiza que se trata apenas de uma tendência,
pois a interação dos vários elementos que fazem dos aprendizes e de
suas interlínguas sistemas complexos e dinâmicos faz emergir padrões
idiossincráticos na produção do VOT. Consequentemente, foi possível
encontrar aprendizes de cada faixa etária com produções de VOT tanto
próximas como distantes das dos falantes nativos.

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Publicado

12-09-2016

Cómo citar

JR, R. L. Análise dinâmica da aquisição das oclusivas do inglês por alunos brasileiros em diferentes idades. Revista do GELNE, [S. l.], v. 17, n. 1/2, p. 55–75, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10174. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos