O papel do professor de língua portuguesa na construção da “autonomia” do sujeito produtor de textos: a qualidade da mediação no processo de escritura

Autores/as

  • Wellington Barbosa SILVA UFAL

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID11480

Palabras clave:

Mediação. Produção escrita. Interação.

Resumen

as práticas interativas produzidas no âmbito escolar, sob os mais diferentes ângulos, tem sido objeto de estudo de vários domínios do saber, como a Psicologia, a Pedagogia, a Lingüística ou a Sociologia. Em cada domínio, diferentes expectativas de entendimento de suas propriedades voltam-se à observação dos diferentes sentidos que constituem as interações e as implicações que estas provocam, denunciam e revelam nos diferentes contextos sociais. Nesse contexto, vemos que as diferentes concepções e teorias que norteiam tanto o estudo científico quanto o ensino de Língua Portuguesa, já proporcionaram amplos debates e continuam orientando muitas pesquisas no âmbito escolar, a fim de que possam instrumentalizar os diferentes sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender língua para questões pertinentes ao desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos, num espaço de construção e apropriação de saberes múltiplos.

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Publicado

06-03-2017

Cómo citar

SILVA, W. B. O papel do professor de língua portuguesa na construção da “autonomia” do sujeito produtor de textos: a qualidade da mediação no processo de escritura. Revista do GELNE, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 153–168, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID11480. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11480. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos