Em defesa do ensino de gramática na escola

Autores/as

  • Marco Antonio Martins UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID12117

Palabras clave:

Acusativo anafórico. Ensino de gramática. Variação.

Resumen

Assumindo os pressupostos da teoria da variação e mudança linguística e estudos sobre o ensino de gramática, apresentamos neste artigo resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras no Brasil/ProfLetras. A pesquisa diz respeito aos diferentes usos do acusativo anafórico de terceira pessoa em textos narrativos escritos por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Elabora-se uma proposta de ensino que considere o papel da escola na recuperação de formas não mais presentes na gramática do português brasileiro – tais como os clíticos acusativos de terceira pessoa (o/a). Sistematiza-se aqui uma proposta de tratamento didático-pedagógica para um ensino de gramática que considere a língua em uso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

25-05-2017

Cómo citar

MARTINS, M. A. Em defesa do ensino de gramática na escola. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 103–117, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n1ID12117. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12117. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos