O efeito da instrução explícita de sândis externos do inglês no desenvolvimento da percepção auditiva de aprendizes brasileiros

Autores/as

  • Ronaldo Mangueira Lima Júnior Universidade Federal do Ceará
  • Thiago Ribeiro Mendes

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19071

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o efeito do ensino explícito de sândis externos do inglês para aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira no desenvolvimento da percepção auditiva. O estudo toma como perspectiva o ensino de sândis à luz do Ensino Explícito e das Teorias de Percepção (ALVES, 2004; BYBEE, 2001; ELLIS, 2008; JOHNSON, 1997).  Foi realizada uma pesquisa com aprendizes de nível iniciante e intermediário, subdivididos em grupos controle e experimental. Todos os alunos passaram por um pré-teste de compreensão auditiva; os alunos dos grupos experimentais tiveram instrução explícita sobre sândis externos em inglês; e todos os alunos foram novamente testados em compreensão auditiva. Os resultados apontam que o ensino explícito de sândis permitiu aos alunos uma melhor percepção auditiva.

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Publicado

30-04-2020

Cómo citar

MANGUEIRA LIMA JÚNIOR, R.; RIBEIRO MENDES, T. O efeito da instrução explícita de sândis externos do inglês no desenvolvimento da percepção auditiva de aprendizes brasileiros. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 161–171, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19071. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19071. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos