Mitos e concepções acerca do bilinguismo infantil: um estudo de caso de mãe peruana e filha brasileira

Autores/as

  • Bruna Teixeira Correa Universidade Federal de Pelotas
  • Isabella Ferreira Mozzillo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n2ID19829

Resumen

Variados são os mitos que envolvem a aquisição de mais de uma língua durante a infância. Tais concepções errôneas acabam tendo influência nas atitudes linguísticas dos pais, principalmente porque muitas delas são difundidas por profissionais. Este estudo de caso tem como objetivos principais observar a influência dos mitos que circundam o bilinguismo infantil na atitude linguística de uma mãe que decidiu não ensinar a sua língua materna a sua filha, identificar o sentimento da filha, já adulta, em relação a essa escolha e observar o papel do pai nessa decisão. Para isso, foram gravadas entrevistas com mãe e filha tendo por base um roteiro previamente elaborado. Os resultados apontaram que a mãe sofreu influências de mitos referentes ao bilinguismo infantil na decisão de não ensinar a sua língua materna a sua filha; que esta questiona a decisão de sua progenitora; e que o pai teve influência negativa na decisão da mãe.

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Publicado

26-08-2020

Cómo citar

TEIXEIRA CORREA, B.; FERREIRA MOZZILLO, I. Mitos e concepções acerca do bilinguismo infantil: um estudo de caso de mãe peruana e filha brasileira. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 159–173, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n2ID19829. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19829. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos