Linguagem, gênero e sexualidade na educação de jovens e adultos: uma proposta de multiletramentos críticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22564

Resumen

Gênero e sexualidade na escola são temas conflituosos e permeados de percalços na prática pedagógica (MOITA LOPES, 2013). Contrário à crença popular, tratar desses assuntos não se resume a falar abertamente sobre práticas sexuais seguras ou sobre gravidez na adolescência, tampouco se trata de expor os estudantes a objetos ou aparatos que incitem à prática sexual. Com uma compreensão mais ampla sobre como questões de gênero e experiências sobre sexualidades diversas podem impactar no desenvolvimento saudável de alunos/as e de sua relação com a aprendizagem no espaço escolar, esta pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter interpretativista, situada no âmbito da linguística aplicada indisciplinar (KLEIMAN, 2013; MOITA LOPES, 2006), analisa a recorrência da temática de gêneros e sexualidades nesse contexto e propõe possibilidades de como abordá-la em sala de aula, a partir de práticas de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015; ROJO, 2012), nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) mediante práticas de leitura, análise linguística e escrita guiadas pela Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2002). Para tanto, objetiva-se: 1) identificar e discutir quais itens linguísticos têm sido utilizados no contexto escolar para se referir às identidades de gênero e sexualidades, e 2) apresentar uma proposta de ensino que contemple a temática proposta com base nas funcionalidades da linguagem (ANTUNES, 2009; BAGNO, 2009). Resultados gerais indicam a necessidade de uma abordagem de identidades de gênero e de sexualidades no contexto escolar que desafie visões essencialistas dos indivíduos e promova uma atitude de respeito à diversidade frente aos desafios que a sociedade contemporânea nos apresenta para além dos muros da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

11-02-2021

Cómo citar

SOUZA DA SILVA, A. L.; SILVA DA ROCHA DIAS, T.; BEZERRA, F. A. S. Linguagem, gênero e sexualidade na educação de jovens e adultos: uma proposta de multiletramentos críticos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 99–117, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22564. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/22564. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos