v. 23 n. 1 (2021)

Artigos

  • Apresentação de número

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID25020
    Camilo Rosa Silva, Sherry Morgana Justino de Almeida
  • O processo de leitura em língua espanhola: uma proposta didática

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID21986
    Felipe da Silva Mendonça
    4-16
  • O movimento “#ELENÃO” e seu apagamento discursivo sob a contranarrativa do “#ELESIM”

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID21275
    Jamile Silva
    17-28
  • Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20428
    Dayane Rocha de Oliveira, Cristina Felipeto
    29-42
  • Das janelas aos porões: a construção da sensibilidade criadora em cadernos de infância, de Norah Lange

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22286
    Júlia Azzi
    43-55
  • O espaço-tempo da gramatização brasileira: uma agenda dialetológica na linguística nacional

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22317
    Marcelo Gonçalves
    56-71
  • O ensino de morfologia na educação básica: algumas reflexões e propostas

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20850
    Fábio Araújo Oliveira
    72-82
  • Os territórios do hospício e o domínio da loucura na imaginação literária de Guillermo Rosales

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23777
    Isaque de Moura Gonçalves Neto
    83-98
  • Linguagem, gênero e sexualidade na educação de jovens e adultos: uma proposta de multiletramentos críticos

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22564
    André Luiz Souza da Silva, Thayse Silva da Rocha Dias, Fábio Alexandre Silva Bezerra
    99-117
  • A coerência segundo a perspectiva da teoria da linguagem de Eugenio Coseriu

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23957
    Clemilton Lopes Pinheiro, Jéssica Santos de Oliveira
    118-130
  • Uma Proposta linguística de classificação de constituintes morfológicos que compõem formas verbais latina

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22444
    Soraya Paiva Chain, Victor de Lima Serudo
    131-144
  • Sentidos do agronegócio brasileiro slogans da Friboi e da Sadia

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20636
    Manoel Sebastião Alves Filho, Carlos Piovezani
    145-156
  • Construção de sentidos sobre o conceito SOCIEDADE em textos da internet: metáforas situadas, frames e argumentação

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20219
    Ilana Souto de Medeiros, Ada Lima Ferreira de Sousa
    157-168
  • Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20294
    Suely de Sousa Martins, Luiz Henrique de Oliveira, Raimundo Nonato da Silva Salviano, José Marcos Ernesto Santana de França
    169-184
  • Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23943
    José Ribamar Lopes Batista Júnior, Gercivaldo Vale Peixoto, Vicente Lima-Neto
    185-200
  • Espaços mentais na conceptualização de conversa: dois modelos em análise

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID19996
    Sandra Pereira Bernardo, Naira de Almeida Velozo, Juan Cosme de Abreu
    201-216
  • Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23358
    Atauan Soares de Queiroz, Juliana de Freitas Dias
    217-232