v. 23 n. 1 (2021)

Artigos

  • Apresentação de número

    Camilo Rosa Silva, Sherry Morgana Justino de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID25020
  • O processo de leitura em língua espanhola: uma proposta didática

    Felipe da Silva Mendonça
    4-16
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID21986
  • O movimento “#ELENÃO” e seu apagamento discursivo sob a contranarrativa do “#ELESIM”

    Jamile Silva
    17-28
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID21275
  • Genética textual: um estudo dos tipos e funções das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados

    Dayane Rocha de Oliveira, Cristina Felipeto
    29-42
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20428
  • Das janelas aos porões: a construção da sensibilidade criadora em cadernos de infância, de Norah Lange

    Júlia Azzi
    43-55
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22286
  • O espaço-tempo da gramatização brasileira: uma agenda dialetológica na linguística nacional

    Marcelo Gonçalves
    56-71
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22317
  • O ensino de morfologia na educação básica: algumas reflexões e propostas

    Fábio Araújo Oliveira
    72-82
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20850
  • Os territórios do hospício e o domínio da loucura na imaginação literária de Guillermo Rosales

    Isaque de Moura Gonçalves Neto
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23777
  • Linguagem, gênero e sexualidade na educação de jovens e adultos: uma proposta de multiletramentos críticos

    André Luiz Souza da Silva, Thayse Silva da Rocha Dias, Fábio Alexandre Silva Bezerra
    99-117
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22564
  • A coerência segundo a perspectiva da teoria da linguagem de Eugenio Coseriu

    Clemilton Lopes Pinheiro, Jéssica Santos de Oliveira
    118-130
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23957
  • Uma Proposta linguística de classificação de constituintes morfológicos que compõem formas verbais latina

    Soraya Paiva Chain, Victor de Lima Serudo
    131-144
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID22444
  • Sentidos do agronegócio brasileiro slogans da Friboi e da Sadia

    Manoel Sebastião Alves Filho, Carlos Piovezani
    145-156
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20636
  • Construção de sentidos sobre o conceito SOCIEDADE em textos da internet: metáforas situadas, frames e argumentação

    Ilana Souto de Medeiros, Ada Lima Ferreira de Sousa
    157-168
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20219
  • Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva

    Suely de Sousa Martins, Luiz Henrique de Oliveira, Raimundo Nonato da Silva Salviano, José Marcos Ernesto Santana de França
    169-184
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20294
  • Práticas de letramento, tecnologias digitais e gêneros discursivos no ensino médio técnico

    José Ribamar Lopes Batista Júnior, Gercivaldo Vale Peixoto, Vicente Lima-Neto
    185-200
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23943
  • Espaços mentais na conceptualização de conversa: dois modelos em análise

    Sandra Pereira Bernardo, Naira de Almeida Velozo, Juan Cosme de Abreu
    201-216
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID19996
  • Leitura e escrita como práticas de resistência: construindo agenciamentos na escola

    Atauan Soares de Queiroz, Juliana de Freitas Dias
    217-232
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID23358