Denominações para o “homossexual masculino” no ALiMA: lendo e discutindo imagens sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n2ID23504

Resumen

Neste texto, busca-se mostrar como a análise do léxico pode ser um importante caminho para desvelar conceitos e imagens sociais cristalizadas e pode contribuir para discutir padrões sociais vigentes. Nesse sentido, a pesquisa centra-se na hipótese de que as denominações dadas ao homossexual masculino resultam de uma ideologia dominante com relação à imagem e à sexualidade do homem na sociedade. O estudo foi feito com base em um conjunto de dados lexicais coletados para a produção do Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA) e conta com um total de 29 denominações. O estudo ancora-se nas discussões de campos teóricos como a História da Sexualidade e a Linguística. Neste último campo, o trabalho fundamenta-se nos estudos das Ciências do Léxico, da Dialetologia e da Geolinguística. Os dados foram organizados em tabelas e em grupos de denominações dicionarizadas ou não, em seguida, foram analisados no sentido de tentar reconstruir valores e imagens do homossexual no imaginário popular. Os dados mostram que as denominações dadas ao homossexual masculino muitas vezes estão relacionadas à aspectos físicos e sexuais do homem gay e, também, tem como base uma ideologia heteronormativa que ainda predomina na sociedade. Desse modo, é possível concluir que, muito embora haja uma intensa discussão sobre padrões existentes na sociedade, ainda há um longo caminho para a desconstrução dessas imagens idealizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Theciana Silva Silveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa Descrição, Análise e Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN). É membro do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia (GETerm), da UFSCAr. Desenvolve pesquisas em Linguística, atuando, principalmente, nas seguintes áreas: Sociolinguística, Lexicologia e Terminologia. 

Luís Henrique Serra, Universidade Federal do Maranhão

Licenciado em Letras - Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (2012), mestre (2014) e doutor (2019) em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, coordena o Grupo de Investigações do Ensino de Língua Portuguesa - GIELP/UFMA/CNPq e é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras - campus Bacabal (PGLB). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lexicologia e Terminologia e ensino de língua portuguesa, Texto e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística, léxico, texto oral e escrito, ensino de língua materna e estrangeira.

Publicado

30-06-2021

Cómo citar

SILVEIRA, T. S.; SERRA, L. H. Denominações para o “homossexual masculino” no ALiMA: lendo e discutindo imagens sociais. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 119–131, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n2ID23504. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/23504. Acesso em: 5 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos