Metadiscurso em "cadê teu suin-?", de Los hermanos: alguma ruptura no sistema (re)produtivo literomusical
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29971Resumen
Este artigo objetiva analisar como as estratégias metadiscursivas presentes na canção “Cadê teu suín?”, lançada no início dos anos 2000, pela banda brasileira Los Hermanos, atuam na construção de uma forte crítica à massificação da indústria fonográfica. Quanto à fundamentação teórica, utilizamos também os conceitos de imitação por subversão e de cenas de enunciação (MAINGUENEAU, 1989, 1988, 2005) que, aplicados ao fonograma da referida canção, renderam os seguintes resultados: a) a cenografia mobilizada é dialogal e composta por quatro partes: acusação da gravadora, defesa do cantautor (banda), réplica e tréplica; b) a crítica à indústria cultural é construída, na primeira parte da canção, pela imitação subversiva das regras impostas pela gravadora e pela coincidência do papel de cantautor (banda), suscitado pela cena genérica da canção, com o de “acusado” de insurgência contra o mercado fonográfico; c) a revanche do cantautor, encenada no diálogo como uma crítica às regras mercadológicas, mostra que ainda que as cumpra por necessidade, isso não o fará perder o seu poder de criatividade e autonomia artística.
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