O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31124

Resumen

As transformações sociais e políticas no Brasil e no mundo têm influenciado a consciência da população. Nesse contexto, o surgimento e a evolução das redes sociais digitais têm possibilitado compreender a expressão dessa consciência por meio das diversas formas de interações realizadas pelos sujeitos nesses espaços. O emoji, em particular, é uma forma expressiva de interação presente nas publicações nas redes sociais. Neste estudo, pretendemos analisar a utilização do emoji de riso (Haha) como uma forma de reação discursiva em publicações sobre pobreza e precarização do trabalho em perfis da Folha de S. Paulo e do UOL Notícias no Facebook. Nosso objetivo é compreender o sujeito que ri diante desses problemas sociais e o posicionamento axiológico desse riso como uma forma de expressão. A pesquisa se baseia na teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e segue uma abordagem metodológica interpretativa e qualitativa. Como resultado, identificamos que a utilização do emoji de riso (Haha) no Facebook serviu como elemento indiciário para a identificação de sujeitos que compartilham valores ideológicos do movimento político-social denominado "bolsonarismo".

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Biografía del autor/a

Orlando Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Participa do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). Como função administrativa, desempenhou a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas gestões 02/2018-02/2020 e 02/2020-02/2022. É editor-chefe da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho Editorial das Edições UERN e da Editora da REDE-TER. É líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar - GITED e membro do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET) e do Grupo Slovo/UNESP. Atua ainda como membro da Diretoria, na condição de 1º Secretário, da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, leitura e escrita, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.

Publicado

12-06-2023

Cómo citar

SILVA DE OLIVEIRA, O.; ROCHA BESSA, J. C. O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31124, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31124. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31124. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos