Quanto de “Canto dos Malditos”, a autobiografia que alavancou a reforma psiquiátrica no Brasil, há em “Bicho de Sete Cabeças”
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31306Resumen
Neste artigo, uma pesquisa bibliográfica, mostramos um paralelo entre o livro Canto dos Malditos – a autobiografia de Austregésilo Carrano Bueno, a única e polêmica obra deste autor que ajudou a instaurar a Reforma Psiquiátrica no Brasil – e sua adaptação para o cinema sob o título Bicho de Sete Cabeças, um de nossos filmes mais premiados. Primeiramente apresentamos a obra de Bueno; em seguida, comparamos as muitas coincidências e poucas divergências entre o texto-fonte e o filme e, por último, fazemos uma análise da transposição midiática (RAJEWSKY, 2012) e intersemiótica (CLÜVER, 2006) entre as duas artes. Concluímos que este é um dos casos nos quais a adaptação fílmica de uma obra escrita é feita de maneira a se manter o diálogo entre ambas preservado, respeitando o teor de veracidade e o limite aceitável de licenças poéticas que transposições midiáticas podem e/ou devem manter, como o foi neste caso.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.