Quando o humor (não) é humor?: uma análise dos modos de significar a universidade pública no discurso conservador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31957

Resumen

Com este artigo, pretendo investigar os modos de significar a universidade pública no Brasil em meio ao funcionamento do discurso conservador. Para tanto, assumindo a perspectiva teórica da Análise do discurso materialista, analiso um meme publicado na rede social Instagram que mobiliza procedimentos tradicionais do discurso humorístico (por exemplo, o sarcasmo e a zombaria), produzindo, contudo, uma nota de repúdio por parte de uma Universidade Pública Federal. São dois os objetivos: (i) refletir sobre o modo como um material humorístico pode ser encarado tanto como um ato de humor quanto um ato de ofensa – nesse caso sendo negada a existência do próprio humor; e, (ii) a partir da compreensão do item anterior, descrever o arranjo das filiações e posições articuladas historicamente e projetadas no meme em análise, de modo a compreender o funcionamento discursivo que dá corpo ao embate.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alan Lobo de Souza, UESPI

Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizou o mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob orientação do Prof. Sírio Possenti. Durante o doutorado, realizou um período de estudos na Paris Sorbonne (Paris-IV) supervisionado pelo Prof. Dominique Maingueneau. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) onde é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PPGL) na área de Linguagem e Cultura, na linha de pesquisa "Estudos da linguagem".

Publicado

08-08-2023

Cómo citar

LOBO DE SOUZA, A. Quando o humor (não) é humor?: uma análise dos modos de significar a universidade pública no discurso conservador. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31957, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31957. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31957. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor