A intertextualidade como recurso argumentativo no gênero notícia – o caso das enchentes do Rio Grande do Sul no ano de 2024
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID37905Resumen
Este trabalho reflete sobre a intertextualidade no gênero notícia. O objetivo é analisar o funcionamento da intertextualidade stricto sensu como recurso argumentativo nesse gênero, tendo em vista que a relação intertextual (entre dois ou mais textos) ocorre a partir de propósitos comunicativos pré-estabelecidos e, portanto, dotados de intencionalidade. Estamos considerando que a linguagem não é neutra, mas essencialmente ideológica, de modo que o ato de argumentar, isto é, de orientar o discurso para determinados sentidos, é inerente à comunicação humana, pois manifesta um posicionamento do autor da notícia. Nesse sentido, o gênero em foco, que foi por bastante tempo e ainda hoje costuma ser considerado um gênero pautado na impessoalidade e na neutralidade, carrega aspectos ideológicos na intenção de noticiar, tendo em vista a escolha tanto do que se vai ser noticiado quanto do repertório linguístico para caracterizar os fatos e acontecimentos, atravessados por critérios valorativos. Para tanto, a base teórica para esta pesquisa é constituída por estudiosos da Linguística Textual, como Koch, Bentes e Cavalcante (2008), que refletem sobre a Intertextualidade e a Argumentação na produção dos textos. Elegemos como corpus analítico quatro notícias, publicadas pela Folha de S. Paulo e no site da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, as quais tratam da possível dispensa da oferta de ajuda do Uruguai às vítimas do Rio Grande do Sul (RS), na ocasião da catástrofe climática ocasionada pelas fortes chuvas naquela região, em abril de 2024. Como resultado das análises, foi possível perceber que os autores das notícias recorrem ao intertexto temático, implícito e explícito, com o fito de contraditar/subverter o texto-fonte, visando ao convencimento do leitor de que o governo brasileiro não se preocupava com o estado vitimado pela catástrofe climática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista do GELNE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



