Pesquisas sobre letramento(s) no estado de Pernambuco: uma análise de teses de doutorado defendidas nos últimos 15 anos
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40177Resumen
Este artigo objetiva investigar pesquisas de doutorado sobre letramento(s) que tenham sido defendidas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Pernambuco nos últimos 15 anos. Especificamente, busca: a) mapear objetos temáticos contemplados; e b) verificar filiações teóricas mobilizadas nestes trabalhos. Metodologicamente, classifica-se como metapesquisa (Paiva, 2019), de caráter exploratório-descritivo (Gonsalves, 2018) e abordagem qualitativa (Chizzotti, 2000). Apoia-se na consulta a teses publicadas no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES. Utiliza-se da análise de conteúdo (Moraes, 1999) para a categorização e análise do corpus. As 14 teses são organizadas em 3 categorias: letramento(s) acadêmico(s) e gêneros textuais/discursivos; letramento(s) digital(is); letramento(s) e inclusão.
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