Pesquisas sobre letramento(s) no estado de Pernambuco: uma análise de teses de doutorado defendidas nos últimos 15 anos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40177

Resumen

Este artigo objetiva investigar pesquisas de doutorado sobre letramento(s) que tenham sido defendidas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Pernambuco nos últimos 15 anos. Especificamente, busca: a) mapear objetos temáticos contemplados; e b) verificar filiações teóricas mobilizadas nestes trabalhos. Metodologicamente, classifica-se como metapesquisa (Paiva, 2019), de caráter exploratório-descritivo (Gonsalves, 2018) e abordagem qualitativa (Chizzotti, 2000). Apoia-se na consulta a teses publicadas no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES. Utiliza-se da análise de conteúdo (Moraes, 1999) para a categorização e análise do corpus. As 14 teses são organizadas em 3 categorias: letramento(s) acadêmico(s) e gêneros textuais/discursivos; letramento(s) digital(is); letramento(s) e inclusão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa e mestrado em Linguagem e Ensino, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco (UPE). É Professor Assistente e Vice-coordenador do Curso de Letras Português/Espanhol da UPE, campus Petrolina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE). Realiza pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada, com atenção a questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco (UPE)

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2022). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Educação Integral, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC). Membro do Conselho Editorial da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação (EIEE) e membro afiliado da Rede CpE. Atua como Parecerista ad hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Publicado

31-10-2025

Cómo citar

COSTA FILHO, Roberto Barbosa; CUSATI, Iracema Campos. Pesquisas sobre letramento(s) no estado de Pernambuco: uma análise de teses de doutorado defendidas nos últimos 15 anos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e40177 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40177. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/40177. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos