Pesquisas sobre letramento(s) no estado de Pernambuco: uma análise de teses de doutorado defendidas nos últimos 15 anos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40177

Abstract

This article aims to investigate doctoral researches on literacy(ies) that has been defended in Postgraduate Programs (PP) of Higher Education Institutions (HEIs) in Pernambuco in the last 15 years. Specifically, the study seeks to: a) map the thematic contents approached; and b) verify the theoretical affiliations mobilized in those works. Methodologically, it is classified as meta-research (Paiva, 2019), with an exploratory-descriptive nature (Gonsalves, 2018) and qualitative approach (Chizzotti, 2000). It relies on the analysis of theses published in the CAPES Theses & Dissertations Catalog. It uses the Content analysis (Moraes, 1999) to categorize and analyze the corpus. The 14 theses are organized into 3 categories: academic literacy(ies) and textual/discursive genres; digital literacy(ies); literacy(ies) and inclusion.

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Author Biographies

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa e mestrado em Linguagem e Ensino, ambos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco (UPE). É Professor Assistente e Vice-coordenador do Curso de Letras Português/Espanhol da UPE, campus Petrolina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Linguagem no Contexto Educacional (GEPELCE). Realiza pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada, com atenção a questões relacionadas à escrita e aos letramentos, especialmente em contextos acadêmicos, e à produção de materiais didáticos para ensino de Língua Portuguesa.

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco (UPE)

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutora em Investigação e Docência Universitária pelo Instituto de Educação Superior Latinoamericano (2022). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Aprendizagem Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Educação Integral, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Didática da Matemática, Formação de Professores na perspectiva decolonial e em Políticas Públicas para a Educação Superior na América Latina. Avaliadora ad hoc de Cursos e de Instituições de Educação Superior (BASIs/INEP/MEC). Membro do Conselho Editorial da Editora Ibero-Americana de Estudos em Educação (EIEE) e membro afiliado da Rede CpE. Atua como Parecerista ad hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Published

31-10-2025

How to Cite

COSTA FILHO, Roberto Barbosa; CUSATI, Iracema Campos. Pesquisas sobre letramento(s) no estado de Pernambuco: uma análise de teses de doutorado defendidas nos últimos 15 anos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e40177 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40177. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/40177. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Artigos