Procedimentos de tematização e figurativização na produção textual de alunos de terceiro grau

Autores/as

  • Ivone de Lucena Figueiredo

Palabras clave:

Procedimentos de tematização, produção textual, alunos de terceiro grau

Resumen

As estruturas discursivas são enriquecidas semanticamentepelos procedimentos semânticos detematização e figurativização que tornam as organizaçõesdiscursivas complexas e específicas.Os valores virtuais, que surgem na camada fundamental,apresentam-se no nível discursivo comopercursos temáticos e figurativos. É através de percursosfigurativos que se podem criar efeitos de sentido.O revestimento figurativo do objeto-valorestabelece uma relação com o percurso temático para,no processo discursivo, disseminar o tema numa coerênciasemântica do discurso criando, então, “aconcretização figurativa do conteúdo, efeitos de sentidosobretudo da realidade” (Barros, 1990:68).É o sujeito da enunciação o responsável pelorevestimento temático e figurativo do discurso. Écom esses mecanismos de tematização e figurativizaçãoque ele dota o seu discurso de coerênciasemântica e cria efeitos de realidade.

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Publicado

17-02-2016

Cómo citar

FIGUEIREDO, I. de L. Procedimentos de tematização e figurativização na produção textual de alunos de terceiro grau. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 49–51, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9277. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos