O discurso publicitário: na teia do Ideológico

Autores/as

  • Ivone Lucena Figueiredo

Palabras clave:

Discurso publicitário, teia do Ideológico.

Resumen

Revistado GELNEVol. 2No. 220001RésuméLe travail cherche à vérifier le fonctionnementdu discours et à réfléchir sur le pouvoir idéologiquequi est derrière le discours publicitaire. Il faut êtreattentif aux fils ideologiques qui tissent le signifié dutexte publicitaire.Palavras-chave: discurso; publicidade; ideologia,sentido.Ocupando a propaganda um grande espaço nosmeios de comunicação de massa, interessou-nos verificaro funcionamento do seu discurso já que vem seampliando no nosso dia-a-dia. E, por ocupar tão largoespaço e se fazer presente em tudo que nos rodeia,convém analisarmos o poder ideológico que está portrás do discurso publicitário.Os pressupostos fundamentais de Althusser(1992) sustentam que a ideologia tem existência materiale deve ser estudada a partir dessa existência eque o mecanismo pelo qual a ideologia leva o agentesocial a reconhecer o seu lugar, é o mecanismo dasujeição e esta sujeição não está presente só nas idéiasmas ela se faz presente num conjunto de práticasvirtuais que se inserem em um conjunto de instituiçõesconcretas que ele chama de Aparelhos Ideológicosde Estado.Segundo Althusser, a ideologia existe na práticado sujeito e para sujeitos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

22-02-2016

Cómo citar

FIGUEIREDO, I. L. O discurso publicitário: na teia do Ideológico. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–7, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9304. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos