PROJETO LÍNGUA, ESCOLA E SOCIEDADE (LES)
Palabras clave:
etnografia, colaborativa, escola, comunidade.Resumen
Escola e Sociedade está baseada metodologicamentena etnografia, na microetnografia e na pesquisa colaborativa,enquanto abordagens entre si compatíveis ecomplementares, conforme sintetizadas a seguir:“A etnografia, conforme tradição da pesquisaqualitativa, na linha proposta por Gumperz e Hymes(1972), Saville Troike (1982) e outros, consiste naobservação participante e na descrição, visando à análiseinterpretativa das ações investigadas.” (Costa etalli, 1998, 1-2)“A análise microetnográfica, na linha propostapor Erickson(1990), concilia os princípios da pesquisaetnográfica com a análise detalhada de dados gravadosem vídeo e áudio.” (Costa et alli, 1998, 1-2)“A pesquisa colaborativa (também chamada decapacitação), enquanto uma proposta crítica (Magalhães,1994; Cameron, 1992) propõe o envolvimentoativo dos sujeitos pesquisados na condução da pesquisa,cuja proposta e desenvolvimento são amplamentediscutidos e avaliados com esses sujeitos.”(Costa et alli, 1998, 1-2).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
22-02-2016
Cómo citar
COSTA, C. PROJETO LÍNGUA, ESCOLA E SOCIEDADE (LES). Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9328. Acesso em: 25 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.