PROJETO LÍNGUA, ESCOLA E SOCIEDADE (LES)

Autores/as

  • Catarina Costa

Palabras clave:

etnografia, colaborativa, escola, comunidade.

Resumen

Escola e Sociedade está baseada metodologicamentena etnografia, na microetnografia e na pesquisa colaborativa,enquanto abordagens entre si compatíveis ecomplementares, conforme sintetizadas a seguir:“A etnografia, conforme tradição da pesquisaqualitativa, na linha proposta por Gumperz e Hymes(1972), Saville Troike (1982) e outros, consiste naobservação participante e na descrição, visando à análiseinterpretativa das ações investigadas.” (Costa etalli, 1998, 1-2)“A análise microetnográfica, na linha propostapor Erickson(1990), concilia os princípios da pesquisaetnográfica com a análise detalhada de dados gravadosem vídeo e áudio.” (Costa et alli, 1998, 1-2)“A pesquisa colaborativa (também chamada decapacitação), enquanto uma proposta crítica (Magalhães,1994; Cameron, 1992) propõe o envolvimentoativo dos sujeitos pesquisados na condução da pesquisa,cuja proposta e desenvolvimento são amplamentediscutidos e avaliados com esses sujeitos.”(Costa et alli, 1998, 1-2).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

22-02-2016

Cómo citar

COSTA, C. PROJETO LÍNGUA, ESCOLA E SOCIEDADE (LES). Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9328. Acesso em: 25 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos