O resumo acadêmico: textualidade e ensino

Autores

  • Clemilton Lopes Pinheiro
  • Jaqueline Andréa Medeiros Pereira

Palavras-chave:

Resumo acadêmico, Sequência didática, Tópico discursivo

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um critério de análise da textualidade deresumo acadêmico e, a partir dessa análise, sugerir atividades para o ensinosistemático desse gênero. Entendemos que a topicalidade é um princípioorganizador do texto e, como tal, pode ser tomada como critério para a análiseda textualidade. Analisamos resumos produzidos por estudantes universitáriose observamos algumas regularidades na sua organização tópica que podem serreveladoras de que esse pode ser um critério que guia a redução do texto-fonte.A partir disso, sugerimos uma sequência didática para o ensino sistemático doresumo centrado no tópico discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-03-2016

Como Citar

PINHEIRO, C. L.; PEREIRA, J. A. M. O resumo acadêmico: textualidade e ensino. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 117–130, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9386. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos