Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula

Autores/as

  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi

Palabras clave:

Leitura, Gêneros Discursivos, Cordel, Sequência Didática

Resumen

Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de gêneros, nas principais características do gênero cordel e, ainda, naconcepção sociocognitiva de leitura. A partir da articulação desses pressupostos,propõe uma sequência didática para a leitura do cordel contemplandoconhecimentos e habilidades de leitura exigidos pela Matriz de Referênciade Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb (BRASIL, 2008). Contribui,assim, para o trabalho docente e para a proficiência leitora dos alunos com umasequência didática teoricamente bem fundamentada, exequível em sala de aulae passível de ser utilizada com diferentes exemplos de cordel que o professorselecionar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

10-03-2016

Cómo citar

LOPES-ROSSI, M. A. G. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 153–172, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos