Letramento em línguas estrangeiras no brasil: o projeto brafitec e sua relação fos/fou

Autores

  • Joice Armani Galli Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11211

Palavras-chave:

Línguas Estrangeiras, Políticas Públicas, FOU, Letramento.

Resumo

Concebendo-se a inserção social do sujeito como condição sine qua non para o exercício de sua cidadania, propomos no presente artigo a discussão de políticas públicas linguísticas que garantam formação integral para além do mercado capitalista, que o determina como mero reprodutor. A proposição de projetos linguístico-culturais deve implicar esse ator social como agente transformador do contexto que o circunda, gerando reflexões e ações que inovem o pensamento contemporâneo em termos de produção. Dadas as atuais circunstâncias em que se discute a validade das licenciaturas, a temática relativa ao desenvolvimento dos estudos superiores, particularmente nas Letras e mais especificamente nas Línguas Estrangeiras - LE, em que o senso de criação da linguagem foi postergado em detrimento do imediatismo aplicacionista, é urgente rever a formação universitária no Brasil. Considerando a gravidade em banalizar preceitos primários da constituição do sujeito inserido historicamente em sua produção discursiva, o presente artigo busca articular os pilares científicos: formação, pesquisa e extensão em sua relação com a sociedade civil, uma vez que o conhecimento, como elemento libertador, deveria ser direito de todos. Preconizando, portanto, o acesso linguístico através do letramento crítico em LE, discorreremos sobre o programa federal Idiomas sem Fronteiras – IsF, o Francês sem Fronteiras – FsF e sua interface com o convênio bilateral BRAFITEC, além do fomento a projetos de pesquisa na área das linguagens. Serão analisadas as reverberações da formação específica do francês – FOS e da formação universitária – FOU na preparação de futuros intercambistas à luz de teóricos como Mangiante & Parpette (2012). Os resultados levam a compreender a pertinência na proposição de metodologias contextualizadas para formação e pesquisa universitárias no Brasil. 

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

GALLI, J. A. Letramento em línguas estrangeiras no brasil: o projeto brafitec e sua relação fos/fou. Revista do GELNE, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 184–203, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11211. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11211. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos