Representações de uma professora sobre o processo de orientação para reescrituta textual

Autores

  • Symone Nayara calixto Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11332

Palavras-chave:

Representações do professor. Clínica da atividade. Ações

Resumo

Neste artigo buscamos refletir sobre a representação de uma professora de língua portuguesa acerca de sua prática de ensino no processo de reescritura textual e identificar objetos constitutivos de sua atividade docente; assim como eles são representados. A jutificativa de um estudo como esse encontra-se no fato de que segundo Bronckart e Machado (2004), o entendimento das ações do professor e de suas representações pode gerar a compreensão do trabalho docente. Para isso, ao analisar o texto da professora em resposta a uma entrevista, estamos nos apoiando nos postulados teóricos da Clínica da Atividade (CLOT, 1995 e FAÏTA 2002) e do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART e MACHADO, 2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Symone Nayara calixto Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Proling da Universidade Federal da Paraíba

Professora Sunbstituta do Departamento de Letras da universidade Estadual da Paraíba  

Orientanda da professora Phd Maria de Fátima Almeida

Referências

ALVES Wanderson Ferreira. O trabalho docente (re) visitado. In: ALVES, Wanderson Ferreira Fialho. São Paulo: Papirus Editora, 2010, p.37-74.

AMIGUES, René. 2004. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel. p.35-53.

BRONCKART, Jean-Paul. 2006. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras.

BRONCKART, Jean-Paul. Por que e como analisar o trabalho do professor. IN: MACHADO, Anna Raquel e MATENCIO, Maria de lourdes M. (orgs.). Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas , SP: Mercado de Letras, 2006.p. 203-231.

CLOT, Yves. A função Psicológica do Trabalho. São Paulo: Editora Vozes, 2007.

FAÏTA, Daniel. 2004. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel. p. 55-80

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agircomunicativo1: racionalidade da açãoe racionalização social. Traduçãode Paulo Asttor Soethe. São Paulo: Editora WMF. Martins Fontes, [1929]2012.

LOUSADA, Eliane. Os pequenos grandes impedimentos da ação do professor: entre tentativas e decepções. In: MACHADO, Anna Raquel (org). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.

MACHADO, Anna Rachel. 2007. Colaboração e crítica: possíveis ações do lingüista na

atividade educacional. In: Veredas On Line – Ensino. PPG Lingüística/ UFJF. Juiz de Fora -MG, fev., p.22-40.

__________________. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Raquel e COUTINHO, Antônia. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado das letras, 2007, p. 77-97.

_______. Por uma clarificação do objeto de estudo ‘trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de M.; MACHADO, Anna Rachel & COUTINHO, Maria Antônia (Orgs.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006.

_______. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. IN:CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes e ABREU-TARDELLI, Lília Santos (orgs). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.

________. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. IN: GUIMARÃES A.M. de Matos; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (orgs.) O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

MARTINY, Francieli F. “Eu não sei dar aula”: representações de uma professora iniciante sobre o trabalgo docente. IN: MEDRADO, Betânia Passos & PÉREZ, Mariana (orgs.). Leituras do agir docente: a atividade educacional a luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Coleção: novas perspectivas em Linguística Aplicada. Vol12. Campina, SP: Pontes Editores, 2011. P. 157-176.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. O trabalho do professor de pós-graduação: as marcas de pessoa e as vozes representadas. In: MACHADO, A.R.; LOUSADA, E.G. e FERREIRA, A.D. (Orgs). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. São Paulo: Mercado de Letras, 2011. P. 183-203.

SILVA, C. O; BARROS, M.E. e LOUZADA, A.P. F. Clínica da atividade: dos conceitos às apropriações no Brasil. In: BENDASSOLI, L. A. (orgs). Clínicas do trabalho. São Paulo: Editora Atlas, 2011, p.188-207.

SOUZA-E-SILVA, M. C. P. 2004. “O ensino como trabalho”. In: MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel. p. 81-104.

Downloads

Publicado

19-06-2017

Como Citar

BEZERRA, S. N. calixto; ALMEIDA, M. de F.; XAVIER, M. M. Representações de uma professora sobre o processo de orientação para reescrituta textual. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 174–188, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11332. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11332. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos