Gêneros orais: uma análise no livro didático
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID11407Palavras-chave:
Gender of speech. Produktion. Textbooks.Resumo
Com a finalidade de desenvolver as habilidades de produção oral e escrita dos alunos, a escola tem procurado aproximá-los cada vez mais de situações comunicativas reais. Assim, a prática pedagógica do professor e os livros didáticos têm trazido os gêneros do discurso para as atividades escolares. Baseando-se nos pressupostos de Bakhtin (2003), para quem todo gênero incorpora intrisecamente as características: tema, estilo e composição; nos estudos de Miller (2009); de Schneuwly & Dolz (2004) e Marcuschi (2008), analisamos, através de pesquisa bibliográfica e de dados, como a noção de gêneros discursivos foi abordada, nas propostas de produção dos gêneros orais, tomando, para tanto, o livro: Linguagem: criação e interação – (SOUZA; CAVÉQUIA, 2005). A análise, dentre outros resultados, demonstra que em apenas uma das propostas parte-se do conceito do gênero a ser produzido e de questões de compreensão que permitem aos alunos observarem a construção das características do gênero, a partir de tema, estilo e composiçãoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-02-2017
Como Citar
IBIAPINA, D. F. Gêneros orais: uma análise no livro didático. Revista do GELNE, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 92–106, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID11407. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11407. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.