Análise das produções textuais no exame celpe-bras: subsídios para uma avaliação formativa da escrita

Autores

  • Lívia Cristina Virgolino da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Myriam Crestian Cunha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID12068

Palavras-chave:

Celpe-Bras, gêneros discursivos, produção escrita, avaliação formativa

Resumo

Neste estudo tivemos como propósito gerar subsídios para a avaliação formativa da escrita por professores-estagiários de turmas de preparação ao exame Celpe-Bras (Certificação da Proficiência em Português para Estrangeiros). Para isso recorremos a documentos oficiais sobre o exame Celpe-Bras, a estudos sobre gêneros discursivos e seu ensino (na linha dos pesquisadores em didática da Universidade de Genebra) e a estudos sobre avaliação formativa em língua (na perspectiva francófona). Quanto à metodologia realizamos uma pesquisa documental, em que analisamos 88 tarefas de produção escrita do exame Celpe-Bras realizadas entre 2005 e 2015, de modo a depreender suas características, em relação às situações discursivas predominantes. Os resultados evidenciam uma produção pautada em tarefas que levam o examinando a interagir socialmente, no contexto das situações de uso simuladas pelo exame, obtendo informações de textos orais e escritos e produzindo textos escritos que pertencem preferencialmente a gêneros do grupo “argumentar”, com preferência para o registro formal da língua. Uma grade de critérios e seus descritores foi elaborada para fins de avaliação formativa e está sendo testada nas aulas de preparação ao exame e na formação dos estagiários. 

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Biografia do Autor

Lívia Cristina Virgolino da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em Letras (Português) pela Universidade Federal do Pará.

Myriam Crestian Cunha, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Toulouse II (França).  Docente da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Instituto de Letras e Comunicação) da UNiversidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (área de concentração: Estudos Linguísticos), na linha de pesquisa: Ensino/Aprendizagem de Línguas: Modelos e Ações.

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Publicado

02-08-2017

Como Citar

VIRGOLINO DA SILVA, L. C.; CRESTIAN CUNHA, M. Análise das produções textuais no exame celpe-bras: subsídios para uma avaliação formativa da escrita. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 114–129, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n2ID12068. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12068. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos