PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS

Autores

  • Doris Cristina Vicente da Silva Matos Universidade Federal de Sergipe
  • Acassia dos Anjos Santos Rosa

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n2ID19412

Resumo

Este trabalho está situado na área da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanhol da Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP. Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusões apontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica (FREIRE, 1970).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-05-2020

Como Citar

CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS, D.; DOS ANJOS SANTOS ROSA, A. PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 26–38, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n2ID19412. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19412. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos