A produção textual da poesia: um estudo realizado com os alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 140 – Santa Teresa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2026v28n1ID40734Resumo
O presente estudo trata da prática de produção textual a partir de um diagnóstico sobre a formação dos alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 140 – Huambo, Angola, com foco na escrita da poesia. O objectivo da pesquisa é compreender como os alunos se relacionam com a poesia, isto é, como a entendem e a expressam, bem como quais habilidades já possuem e em que aspecto carecem de intervenção. Após as análises do diagnóstico, percebemos que os alunos já possuíam certo conhecimento e familiaridade com o género, desde ambientes como igreja e escola (mediante as leituras dos textos poéticos), sobretudo, porém, identificamos também que se precisava de uma intervenção, com vista a ampliar, desenvolver e ensiná-los a produzir textos deste género, pois a escrita não é espontânea, logo só escrevendo se aprende a escrever. Deste modo, como forma de intervenção, foram realizadas oficinas de escrita e reescrita textual, com o objectivo de alargar os conhecimentos prévios e introduzir novos, de uma forma prática e significativa. Do ponto de vista metodológico, adoptamos a pesquisa-ação, com envolvimento directo na busca por soluções para o problema identificado. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na interpretação de dados subjectivos. Portanto, achamos que é imperioso que ensinemos os nossos alunos a escreverem textos, pois o aluno não vai começar a escrevê-los do nada. Deve ter uma base e a escola deve proporcionar essas condições, fazendo as aulas de redacção como um espaço privilegiado e por excelência para ensinar e aprimorar essas habilidades aos alunos.
Palavras-chave: Produção textual; aula de redacção; poesia; escrita; reescrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



