A produção textual da poesia: um estudo realizado com os alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 140 – Santa Teresa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2026v28n1ID40734

Resumo

O presente estudo trata da prática de produção textual a partir de um diagnóstico sobre a formação dos alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 140 – Huambo, Angola, com foco na escrita da poesia. O objectivo da pesquisa é compreender como os alunos se relacionam com a poesia, isto é, como a entendem e a expressam, bem como quais habilidades já possuem e em que aspecto carecem de intervenção. Após as análises do diagnóstico, percebemos que os alunos já possuíam certo conhecimento e familiaridade com o género, desde ambientes como igreja e escola (mediante as leituras dos textos poéticos), sobretudo, porém, identificamos também que se precisava de uma intervenção, com vista a ampliar, desenvolver e ensiná-los a produzir textos deste género, pois a escrita não é espontânea, logo só escrevendo se aprende a escrever. Deste modo, como forma de intervenção, foram realizadas oficinas de escrita e reescrita textual, com o objectivo de alargar os conhecimentos prévios e introduzir novos, de uma forma prática e significativa. Do ponto de vista metodológico, adoptamos a pesquisa-ação, com envolvimento directo na busca por soluções para o problema identificado. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na interpretação de dados subjectivos. Portanto, achamos que é imperioso que ensinemos os nossos alunos a escreverem textos, pois o aluno não vai começar a escrevê-los do nada. Deve ter uma base e a escola deve proporcionar essas condições, fazendo as aulas de redacção como um espaço privilegiado e por excelência para ensinar e aprimorar essas habilidades aos alunos.

Palavras-chave: Produção textual; aula de redacção; poesia; escrita; reescrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Campos Mesquita, UERJ

Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, com bolsa do CNPq, e mestre em Ciências pelo Programa de Integração da América Latina da USP, com bolsa da Capes. Realizou pós-doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na FFLCH-USP (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas). É bacharel e licenciado em Letras (Português) pela USP, licenciado em Pedagogia pela Universidade Anhembi-Morumbi e possui MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário FMU. Atualmente é professor do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde atua nas áreas de Linguística, Análise do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa. Foi professor da Fatec-SP, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade Potiguar (UNP), da FMU, da Unifacs e de outras instituições de ensino superior. Atuou como coordenador dos cursos de Letras na UNP e na FMU. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP) e do projeto Configurações da dimensão política no discurso materializado em dissertações e teses de Educação Ambiental, financiado pelo CNPq. Atua como orientador de mestrado na Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN) e no Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), em Angola, por meio de parcerias institucionais com a USP.

Autor dos livros:
Fascismo: o que é? (2020)
Darwin: o naturalista da evolução (2010)
Augusto Comte: sociólogo e positivista (2011)

Domingos Gaspar Dala Francisco, Instituto Superior de Ciências de Educação, ISCED

Mestre em Ciências da Educação, com foco em Língua Portuguesa, pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (2025). Atualmente atua como docente no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, especialmente no ensino da Língua Portuguesa. Desenvolve atividades voltadas à formação de professores e à promoção de práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional angolano.

Downloads

Publicado

15-01-2026

Como Citar

CAMPOS MESQUITA, Andre; GASPAR DALA FRANCISCO, Domingos. A produção textual da poesia: um estudo realizado com os alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 140 – Santa Teresa. Revista do GELNE, [S. l.], v. 28, n. 1, p. e40734 , 2026. DOI: 10.21680/1517-7874.2026v28n1ID40734. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/40734. Acesso em: 3 fev. 2026.

Edição

Seção

Dossiê temático: Ensino de Língua Portuguesa em contextos multilíngues: África e Brasil