O verbo e o texto: uma reflexão para o ensino
Palavras-chave:
texto, enunciado, enunciação, nominalização, coesão lexicalResumo
A análise dos tempos do verbo apresentadanas gramáticas escolares e nos manuais didáticos emgeral tende a induzir o aluno a identificar os conceitosde presente, passado e futuro com as noções dotempo cronológico expressas principalmente por advérbioscomo antes/ontem, agora/hoje e depois/amanhã, a despeito das lições da lingüística, quedasautorizam tal correspondência. Com efeito, apessoa que fala – ou escreve – “comanda”, por assimdizer, a atividade discursiva, normalmente transformando-a – ou colaborando para transformá-la – numacomplexa rede de atos de significação que têm no eu,no aqui e no agora do discurso seus pontos de referência.A representação do tempo como categoria dalinguagem verbal é parte dessa atividade discursiva,para a qual o momento da enunciação (ME) é umponto de referência entre outros.Downloads
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Publicado
22-02-2016
Como Citar
DE AZEVEDO, J. C. O verbo e o texto: uma reflexão para o ensino. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9175. Acesso em: 30 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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