Atividades de compreensão de gêneros digitais em livros didáticos

Autores

  • Benedito Gomes Bezerra
  • Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo

Palavras-chave:

Gêneros digitais, livro didático, atividades de compreensão

Resumo

Na tentativa de representar em suas páginas a diversidade de gêneros que circulam na sociedade e se fazem recorrentes no cotidiano dos estudantes, os livros didáticos de língua portuguesa vêm incorporando gêneros digitais como conteúdos pertinentes para o processo de ensino-aprendizagem. Admitindo-se que não se trata apenas de incluir os  gêneros digitais no livro didático, mas incluí-los e explorar sua presença de forma adequada para a formação dos estudantes, este trabalho tem como objetivo investigar e delinear uma tipologia dos exercícios
propostos pelos manuais de ensino ao lidarem ou fazerem referência a gêneros oriundos do ambiente digital. Buscamos aporte teórico nos estudos desenvolvidos por Marcuschi (1996, 2005, 2008) sobre o trabalho com a compreensão em livros didáticos, aplicando a tipologia proposta
pelo autor aos exercícios relacionados com gêneros digitais como blogs e e-mails encontrados em 09 coleções de livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental (6º. ao 9º. anos) e 05 coleções do ensino médio (1ª. a 3ª. séries). Os resultados evidenciam que os gêneros digitais ainda figuram timidamente nos livros didáticos e são pedagogicamente explorados de forma limitada.

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Publicado

03-03-2016

Como Citar

BEZERRA, B. G.; LÊDO, A. C. de O. Atividades de compreensão de gêneros digitais em livros didáticos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 13, n. 1/2, p. 1–15, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9346. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos