Competência em Informação como disciplina extensionista

ação desenvolvida em uma escola pública de Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38175

Palavras-chave:

competência em informação, ACCS, disciplina extensionista, Universidade Federal da Bahia, escola pública

Resumo

Ao compreender a Competência em Informação, enquanto ação educativa, que pode ser um caminho para educar os sujeitos frente ao fenômeno da desinformação, busca-se analisar uma Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), disciplina extensionista, que visou estimular o desenvolvimento de um perfil infoeducador nos discentes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal da Bahia. A Ação foi desenvolvida no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, escola pública de Salvador. Adotou-se uma combinação de estratégias metodológicas que envolveram a pesquisa participante em torno das ações formativas desenvolvidas, a aplicação de questionário e a análise documental das produções colaborativas elaboradas pelos discentes de graduação vinculados à ACCS e pelos estudantes da escola pública, por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o planejamento pedagógico aliado à contextualização teórica e às atividades em campo, apoiando-se na participação ativa, acolhimento e interação com a comunidade escolar propiciam o aprendizado colaborativo. Tais aspectos se mostraram pertinentes e necessários para mitigar as dificuldades características da própria natureza da ação extensionista e do seu entorno social. Assim, conclui-se que considerar a Competência em Informação, enquanto ação educativa, pressupõe a apropriação dos seus fundamentos, o protagonismo e colaboração dos sujeitos envolvidos, bem como considerar o contexto social em que estão inseridos.

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Biografia do Autor

Gleise da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Professora da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (Gepicc). Pesquisadora e vice-líder e do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: mediação da informação, mediação da informação arquivística, competência em informação, comportamento informacional e competências infocomunicacionais. 

Jaires Oliveira Santos Guterres, Universidade Federal da Bahia

Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Especialista em Educação do Campo e Neuroeducação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Competências e comportamento: processos de produção, inovação e comunicação da informação (Comporti) da UFBA. Atuou como gestora em Bibliotecas Públicas Estaduais. Coordena dois programas de extensão: BiblioQuilombola e Labinfovidas. Teve projeto de pesquisa contemplado no edital Jovem Pesquisador (2024/2025) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Desenvolve pesquisas com ênfase em Competência em Informação, processo educativo, profissionalização, informação e cidadania, ruralidades e (auto)biografias.

Allana Beatriz Mouta Pereira, Universidade Federal da Bahia

Estudante de Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (Gepicc). Estagiária na Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de Sant'Anna no Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ-BA).

Daiane Souza Santana, Universidade Federal da Bahia

Estudante do curso de Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC). Vice- Presidente da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Informação e Saúde (LAINFOS). Estagiária na Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) A trajetória acadêmica e profissional é marcada por um profundo interesse na promoção da diversidade cultural e na integração das bibliotecas com a comunidade. Participo ativamente de projetos de extensão que visam aprimorar o acesso à informação e promover a inclusão.

Mara Carine Santos da Conceição de Santana, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Centro Educacional Maria Milza(2021).

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

BRANDÃO, G. da S.; GUTERRES, J. O. S.; PEREIRA, A. B. M.; SANTANA, D. S.; SANTANA, M. C. S. da C. de . Competência em Informação como disciplina extensionista: ação desenvolvida em uma escola pública de Salvador. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38175, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38175. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38175. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação