Competência em Informação como disciplina extensionista
ação desenvolvida em uma escola pública de Salvador
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38175Palavras-chave:
competência em informação, ACCS, disciplina extensionista, Universidade Federal da Bahia, escola públicaResumo
Ao compreender a Competência em Informação, enquanto ação educativa, que pode ser um caminho para educar os sujeitos frente ao fenômeno da desinformação, busca-se analisar uma Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), disciplina extensionista, que visou estimular o desenvolvimento de um perfil infoeducador nos discentes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal da Bahia. A Ação foi desenvolvida no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, escola pública de Salvador. Adotou-se uma combinação de estratégias metodológicas que envolveram a pesquisa participante em torno das ações formativas desenvolvidas, a aplicação de questionário e a análise documental das produções colaborativas elaboradas pelos discentes de graduação vinculados à ACCS e pelos estudantes da escola pública, por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o planejamento pedagógico aliado à contextualização teórica e às atividades em campo, apoiando-se na participação ativa, acolhimento e interação com a comunidade escolar propiciam o aprendizado colaborativo. Tais aspectos se mostraram pertinentes e necessários para mitigar as dificuldades características da própria natureza da ação extensionista e do seu entorno social. Assim, conclui-se que considerar a Competência em Informação, enquanto ação educativa, pressupõe a apropriação dos seus fundamentos, o protagonismo e colaboração dos sujeitos envolvidos, bem como considerar o contexto social em que estão inseridos.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: American Library Association, 2016. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/framework1.pdf. Acesso em: 11 out. 2024.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em Informação, Midiática e Digital: reflexões desde suas origens às principais tendências em espaços econômicos, educacionais e culturais na era digital. Informatio, Montevidéu, v. 28, n. 2, p. 51-81, 2023. DOI: https://doi.org/10.35643/Info.28.2.13. Disponível em: https://informatio.fic.edu.uy/index.php/informatio/article/view/432. Acesso em: 28 dez. 2024.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy Education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes, visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., Recife. Anais [...] Recife: UFPE, 2002. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4053. Acesso em: 14 nov. 2024.
FLORIDI, Luciano. Brave.Net.World: the Internet as a disinformation superhighway? The Electronic Library, [s. l.], v. 14, n. 5, p. 509-514, oct. 1996. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/eb045517/full/pdf?title=bravenetworld-the-internet-as-a-disinformation-superhighway. Acesso em: 18 jun. 2021.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
PERROTTI, Edmir. Infoeducação: um passo além científico profissional. Informação@ Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 4-31, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314. Acesso em: 28 dez. 2024.
REIS, Alice de Oliveira Reis de Oliveira; AZEVEDO, Maria Beatriz Laranjeira de; GUIMARÃES, Rafael Souza; REIS, Diane Cristina Guimarães de Oliveira; JUNQUEIRA, Fernanda de Deus. Conexões digitais: análise dos padrões de uso do instagram e do tiktok dos adolescentes e crianças de duas escolas no município de Candiba/BA. In: SEMANA ACADÊMICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: POR UMA
UNIVERSIDADE PÚBLICA, DIVERSA E INCLUSIVA, 21., 2024, Guanambi. Anais [...]. Guanambi: UNEB, 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/andedcxii/article/view/21296. Acesso em: 28 dez. 2024.
SCOTT, Juliano Beck; PROLA, Caroline de Abreu; SIQUEIRA, Aline Cardoso; PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 600-615, ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p600-615. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/9195. Acesso em: 28 dez. 2024.
SHAPIRO, Jeremy J.; HUGHES, Shelley K. Information literacy as a liberal art: Enlightenment proposals for a new curriculum. Educom Review, [s. l.], v. 31, n. 2, 1996. Disponível em: https://www.educause.edu/ir/library/html/erm/31231.html#:~:text=But%20information%20literacy%20should%20in,philosophical%20context%20and%20impact%20%2D%20as. Acesso em: 10 maio 2021.
SILVA, Carlos Robson Souza da; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; ALCARÁ, Adriana Rosecler. A Educação para a Competência em Informação e a Formação de Multiplicadores no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Brazilian Journal of Information Science, Marília, SP, n. 17, p. 4-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023004. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/13378. Acesso em: 28 dez. 2024.
SILVA, Carlos Robson; NUNES, Jefferson; TEIXEIRA, Tciciane Mary. Do conceito de informação ao discurso sobre competência em informação. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 11, n. 2, p. 185-205, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v11i2p185-205. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/158094/167495. Acesso em 28 dez. 2024.
VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 47, n. 2, p. 71-85, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4187. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4187. Acesso em: 28 dez. 2024.
VITORINO, Elizete Vieira. Indicadores para a Competência em Informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/bYZfGvkLzgxdmGkLctg7wvt/?format=pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v40i1.1328. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328/1507. Acesso em: 28 dez. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Resolução nº 02, de 19 de novembro de 2012. Aprova o Regulamento de Extensão Universitária da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador: Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão, 19 nov. 2012. Disponível em: https://www.ufba.br/sites/portal.ufba.br/files/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2002.2012_1.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Resolução nº 01, de 25 de fevereiro de 2013. Regulamenta o aproveitamento da Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) para integralização curricular dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia. Salvador: Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, 25 fev. 2013. Disponível em: https://proext.ufba.br/sites/proext.ufba.br/files/resolucao_01.2013_consepe_-_accs_0.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gleise da Silva Brandão, Jaires Oliveira Santos Guterres, Allana Beatriz Mouta Pereira, Daiane Souza Santana, Mara Carine Santos da Conceição de Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.