Leitura crítica como estratégia para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres

experiência de condução de curso de extensão com foco em clubes de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38037

Palavras-chave:

competência em informação, mulheres, leitura crítica, clubes de leitura

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação da atualidade predispõem meninas e mulheres a atos de opressão, situação essa que pode ser mitigada a partir do empoderamento desenvolvido a partir da Competência em Informação. Ao observarmos a Competência em Informação como uma disciplina, preconizamos a construção de uma estratégia que contemplou a leitura crítica de textos de ficção e romance como insumos para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em informação. Trata-se do curso de extensão “Leitura Crítica como estratégia para o desenvolvimento da Competência em Informação de Mulheres”. Este texto objetiva apresentar uma reflexão das autoras enquanto extensionistas acerca da experiência e dos resultados advindos da condução do curso de extensão contemplando a leitura crítica como estratégia de desenvolvimento da Competência em Informação de mulheres. Parte de uma interpretação qualitativa dos relatos apresentados pelas pesquisadoras, condutoras do curso, que discutem os resultados do curso sob a luz dos princípios basilares: estimular a imaginação e empoderar mulheres e meninas. Os resultados são promissores: um espaço de aprendizagem propício e igualmente “virtuoso”, para que as pessoas desenvolvessem buscas, usos e comunicações em informação; dinâmica e conteúdo programático que possibilitaram às pessoas extrapolar o entendimento das formalidades do texto, buscando a confiabilidade deste, superando a desinformação e promovendo um diálogo amistoso, externalizado no bom convívio, demonstrando um ambiente democrático e plural. Trata-se de uma estratégia facilitadora para o desenvolvimento da Competência em Informação de mulheres e serve como base para uma transformação revolucionária rumo à libertação.

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Biografia do Autor

Djuli De Lucca, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2018-atual). Doutora em Ciência da Informação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretária da Rede de Estudos da Ciência da Informação em Desinformação (RECIDES), mandato 2023.2026. Desenvolve pesquisas e projetos de extensão relacionados à Competência em Informação, desinformação e discurso de ódio. Líder do Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação, vinculado à Universidade Federal de Rondônia e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal (2016). Pós doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) (2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da Competência em Informação (information literacy). É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Priscila Maria Ferreira Guarate, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação, pelo Programa de pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pesquisadora do Grupo de pesquisa Informação Científica: métricas e publicações (INFOCIENT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

DE LUCCA, D.; VITORINO, E. V.; GUARATE, P. M. F. Leitura crítica como estratégia para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres: experiência de condução de curso de extensão com foco em clubes de leitura. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38037. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38037. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação